Por
Soeli de Oliveira
De
pequenos atos, palavras e ações diárias surgem sentimentos e emoções que formam
a base de poderosos vínculos entre os líderes e seus liderados. Por isso,
experimente em 2012:
Elogiar
Diga
coisas positivas sobre seus colaboradores quando eles não estão presentes.
Alguém vai acabar contando a eles e esse gesto tem um grande poder motivador. Do
mesmo modo, elogie seus colaboradores quando eles estiverem diante de outras
pessoas. Quando você ou a empresa for elogiada por algo que tenha realizado,
certifique-se de compartilhar isso com a equipe. Que tal estabelecer para este
ano a meta de todos os dias elogiar pelo menos um dos
subordinados?
Agradecer
Escreva
palavras de afirmação e agradecimento aos colaboradores. Palavras escritas têm a
vantagem de poderem ser lidas repetidas vezes.
Ouvir
Todo
relacionamento exige atenção solidária com o objetivo de entender os
pensamentos, sentimentos e desejos da outra pessoa. Aprender a ouvir pode ser
tão difícil quanto aprender uma língua estrangeira, mas é necessário quando
queremos valorizar as pessoas.
Dicas
para saber ouvir:
1.
Olhe nos olhos de seu colaborador enquanto ele estiver
falando.
2.
Não se ocupe com outra coisa quando seu colaborador estiver
falando.
3.
Mostre sensibilidade quanto aos sentimentos
dele.
4.
Observe a linguagem corporal.
5.
Dê a ele total atenção. Evite
interrompê-lo.
Presentear
Você
precisa estar pensando em alguém para resolver entregar um presente. E esse
presente, por si, é um símbolo desse pensamento. Não importa quanto custou – o
importante é ter pensado na pessoa.
Dedicar
mais tempo
Decepções
fazem parte da vida. Todos os seres humanos passam por épocas de crise. A morte
dos pais é inevitável, acidentes de carro produzem sequelas e matam milhares de
pessoas todos os anos, doenças não respeitam ninguém. Poucas vezes podemos mudar
as circunstâncias, mas podemos superá-las mais facilmente se sentimos que não
estamos sós e que podemos contar pelo menos com a presença física de outras
pessoas. Visitar um subordinado num momento de dor, para prestar nossa
solidariedade, é um ato que talvez jamais seja
esquecido.
Realizar
atos de serviço
Em
função das mudanças sociológicas ocorrida nos últimos trinta anos, não há mais
espaço para o comportamento “manda quem pode e obedece quem precisa”. A função
do líder é mais de apoio à equipe do que de controle. O chefe controlador e
mandão vem sendo gradativamente substituído pelo líder
servidor.
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